quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Feira de Santana se prepara para a chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude


   Faltando menos de um dia para a chegada da Cruz dos Jovens e do Ícone da Virgem Maria na Arquidiocese de Feira de Santana, a qual celebra neste ano de 2012 os seus 50 anos de criação, já é perceptível em toda cidade, principalmente nos jovens, um clima de festa e expectativa.Em preparação para este grandioso eventos, disponibilizamos no nosso blog uma pequena entrevista feita pelo "Destrave", blog dedicado à juventude feito pela Canção Nova, ao Pároco do Santuário Nossa Senhora das Candeias, em Candeias na Bahia, Frei Cristiano OFMconv.Que todos os jovens, físicamente ou espiritualmente, ao lerem esta matéria possam reconhecer que há um propósito muito belo por trás da recepção dos símbolos: acolher o próprio Jesus, nascido da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, que morreu por mim para me salvar!

"Destrave: O que o senhor espera que esta passagem da cruz da JMJ pelo Brasil desperte nos jovens até 2013?
Frei Cristiano: Eu acredito que deve despertar a esperança e o desejo de fazer mais. A passagem da cruz pelo Brasil deve despertar o desejo do jovem de ir além, além pessoal e espiritualmente, nas relações, no conhecimento da nossa Igreja. Eu vejo que esta passagem já está mexendo muito com a juventude do país. Nós estamos mostrando que somos uma Igreja viva, uma Igreja alegre."

Como fizeram os jovens de Candeias e do Brasil, possamos cantar e fazer verdade em nossa vida o que esta música nos diz: "No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus!"


                

Bote Fé Feira... a Cruz e o Ícone já estão chegando!



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria



"Eis, queridos irmãos e irmãs, a mensagem que recebemos aqui, aos pés de Maria Imaculada. É uma mensagem de confiança para cada pessoa desta Cidade e do mundo inteiro. Uma mensagem de esperança não feita de palavras, mas da sua própria história: ela, uma mulher da nossa estirpe, que deu à luz o Filho de Deus e partilhou toda a sua existência com Ele! E hoje diz-nos: este é também o teu destino, o vosso, o destino de todos: ser santos como o nosso Pai, ser imaculados como o nosso Irmão Jesus Cristo, ser filhos amados, todos adotados para formar uma grande família, sem confins de nacionalidade, cor, língua, porque um só é Deus, Pai de todos os homens.

Obrigado, ó Mãe Imaculada, por estares sempre conosco! Vela sempre sobre a nossa Cidade: conforta os doentes, encoraja os jovens, ampara as famílias. Infunde a força para rejeitar o mal, em todas as suas formas, e escolher o bem, mesmo quando é difícil e obriga a ir contra a corrente. Dá-nos a alegria de nos sentirmos amados por Deus, abençoados por Ele, predestinados a ser seus filhos.
Virgem Imaculada, nossa Mãe dulcíssima, intercede por nós!"

(Oração feita pelo Santo Padre Bento XVI durante o ato de veneração à Imaculada Conceição na Praça da Espanha, em Roma - http://www.vatican.va/)

Esta é uma singela homenagem do blog "Rainha de Fátima" à Padroeira do estado da Bahia e de mais cem cidades brasileiras.Que ela continue a interceder pelo Brasil e pela Igreja da qual ela é Mãe e Rainha.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O verdadeiro Papai Noel

  
     
   Hoje a Igreja comemora o dia de São Nicolau.Ele nasceu no ano de 275 em Pátara, localizada na Ásia.Algum tempo depois foi ordenado sacerdote, chegando até a ser bispo da diocese de Mira, local onde gastou-se pela evangelização, principalmente dos pagãos, e morreu.
   Contudo, a fama de São Nicolau está ligada a sua caridade.Vindo de família rica, distruibuiu sua herança entre os desafortunados da região.Certa história narra-nos de que o santo hoje comemorado, ao saber que tinham algumas moças que estavam impedidas de casar por falta do dote necessário para a realização deste feito e que por isso o pai das mesmas estava querendo pô-las na prostituição para conseguir o valor necessário, jogou pela janela da casa destas algumas bolsas com o dinheiro necessário para casarem.Com isso, iniciou-se um costume na Europa, daí para o mundo inteiro, de no mês de dezembro, no dia de São Nicolau, as pessoas  presentearem o próximo, tradição até hoje em exercício.Ao contrário daqui no Brasil, as crianças de alguns países europeus recebem seus presentes natalinos hoje, pois no dia de Natal o maior presente é o Cristo que se encarna e vem viver entre nós.
   Como o capital rege o mundo atualmente, uma grande empresa de refrigerantes distorceu a imagem de Nicolau e o pôs de longas barbas brancas, com roupas vermelhas, que no dia de Natal entrega a todas as crianças do mundo inteiro presentes, voando em seu treinó puxado por renas.Se formos perguntar a uma criança do nosso país sobre qual o símbolo do Natal, certamente ela responderá que é o Papai Noel, dificilmente será " o Menino Jesus" sua resposta.
   Nicolau nos ensina que o Natal não é apenas mais uma data comercial, ou uma festa celebrada anualmente, mas um momento que deve durar o ano todo, para que assim o Cristo, real motivo desta comemoração, possa renascer espiritualmente em nós e para que sejamos reflexo do Menino Deus que vem viver entre as criaturas.São Nicolau, rogai por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo!Amém!