Neste dia 22 de outubro, segundo o instituído pelo Sumo Pontífice Bento XVI, a Igreja celebra a memória do Beato João Paulo II (Karol Józef Wojtyła) .Esta data faz referência à 22 de outubro de 1978, dia em que o Bem aventurado se tornou o 264º sucessor de Pedro.
"Queridos irmãos e irmãs, hoje diante dos nossos olhos brilha, na plena luz de Cristo ressuscitado, a amada e venerada figura de João Paulo II. Hoje, o seu nome junta-se à série dos Santos e Beatos que ele mesmo proclamou durante os seus quase 27 anos de pontificado, lembrando com vigor a vocação universal à medida alta da vida cristã, à santidade, como afirma a Constituição conciliar Lumem gentium sobre a Igreja. Os membros do Povo de Deus – bispos, sacerdotes, diáconos, fiéis leigos, religiosos e religiosas – todos nós estamos a caminho da Pátria celeste, tendo-nos precedido a Virgem Maria, associada de modo singular e perfeito ao mistério de Cristo e da Igreja.
Karol Wojtyła, primeiro como Bispo Auxiliar e depois como Arcebispo de Cracóvia, participou no Concílio Vaticano II e bem sabia que dedicar a Maria o último capítulo da Constituição sobre a Igreja significava colocar a Mãe do Redentor como imagem e modelo de santidade para todo o cristão e para a Igreja inteira. Foi esta visão teológica que o Beato João Paulo II descobriu na sua juventude, tendo-a depois conservado e aprofundado durante toda a vida; uma visão, que se resume no ícone bíblico de Cristo crucificado com Maria ao pé da Cruz. Um ícone que se encontra no Evangelho de João (19, 25-27) e está sintetizado nas armas episcopais e, depois, papais de Karol Wojtyła: uma cruz de ouro, um 'M' na parte inferior direita e o lema 'Totus tuus', que corresponde à conhecida frase de São Luís Maria Grignion de Monfort, na qual Karol Wojtyła encontrou um princípio fundamental para a sua vida: 'Totus tuus ego sum et omnia mea tua sunt. Accipio Te in mea omnia. Praebe mihi cor tuum, Maria – Sou todo vosso e tudo o que possuo é vosso. Tomo-vos como toda a minha riqueza. Dai-me o vosso coração, ó Maria (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, n. 266)'."
Homilia do Papa Bento XVI no dia primeiro de maio de 2011, por ocasião da beatificação do servo de Deus, João Paulo II)
Que o "João de Deus" continue a interceder por toda a Igreja de Cristo espalhada pelos quatro cantos da Terra, e a nos abençoar!Amém!
(fonte do texto: http://www.vatican.va/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário