sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Novenário de Nossa Senhora das Candeias: uma expressão de fé do povo baiano

   Durante nove dias, a cidade baiana de Candeias acolheu romeiros - cerca de uns cinco mil peregrinos - de várias partes do país para a novena em honra à Senhora das Candeias. Durante todas as noites a praça Papa Pio XI esteve repleta de pessoas reunidas por apenas um motivo: adorar a Deus através da veneração à Santíssima Virgem Maria. E, sendo este blog consagrado à Nossa Senhora, postamos um vídeo para que você irmão blogueiro possa se aprofundar mais no culto à Virgem Santa, aqui venerada com o título de Nossa Senhora das Candeias - verás o motivo desse nome no vídeo - , como também para conheceres uma das práticas religiosas existentes em nosso vasto país. Que a Virgem das Candeias interceda por ti!





Agora você pode receber as postagens do Rainha de Fátima pelo Twiter ou Facebook. Apenas clique em uma das opções no quadro "Rainha de Fátima nas redes sociais" e pronto!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nota oficial de Dom Murilo Krieger, Primaz do Brasil, sobre a greve da Polícia Militar no estado da Bahia

"Diante dos tristes acontecimentos dos últimos dias, que tiraram a paz da cidade de Salvador e do Estado da Bahia, senti-me na obrigação de colocar-me à disposição tanto do Governo do Estado como das entidades representativas das diversas associações que congregam militares da Polícia Militar para, pelo diálogo, se conseguir a conciliação.

Aceita minha mediação, coloquei minha casa à disposição de todos para os encontros que, em horas assim, se fazem necessários. Minha oferta foi acolhida e, praticamente ao longo de vinte e quatro horas, ali estive reunido com tais representantes.

Como mediador, não me cabe falar do resultado das negociações. O que posso lhes assegurar é que não me alinhei com nenhuma das partes, porque meu compromisso era e é com o povo da Bahia.

A Bahia quer paz; a Bahia precisa de paz; a Bahia tem direito de ter paz. Por isso, venho agora conclamar todos – isto é, Governo, associações de militares, homens e mulheres de boa vontade – para, juntos, construirmos a paz. A paz é um dom de Deus e, por isso, devemos pedi-la; mas a paz é, também, fruto de nosso trabalho. Foi isso que afirmou Jesus no Sermão da Montanha: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).

Em vista do retorno à vida normal em nossas cidades, peço a você, meu amigo, minha amiga: desarme seu coração. Quem exige um desarmamento total, e não só dos corações, é o bem comum, é o bem da sociedade baiana. Nestes meus dez meses de Bahia, descobri que o povo baiano é acolhedor, é trabalhador e festivo; é um povo pacífico por natureza. Esse povo merece o melhor de nossos esforços e toda a nossa dedicação. Na luta pela paz não há vencidos nem vencedores: há irmãos e irmãs que merecem o respeito de todos.

Peçamos a Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, que derrame sobre nós a sua paz; que ele nos dê o dom da sabedoria, para escolhermos o bem; e que nos dê a capacidade de, juntos, construirmos a paz."

Salvador, 7 de fevereiro de 2012.
Dom Murilo S. R. Krieger, scj
Arcebispo de São Salvador da Bahia / Primaz do Brasil

(Fonte: www.cancaonova.com/ Imagem: www.arquidiocesesalvador.org.br)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Somos mais!

   Caros irmãos blogueiros, pedimos desculpas pelo período em que ficamos distantes.Mas, neste ano novo voltamos "com tudo" para levar as sementes do Evangelho pelo nosso blog! E para iniciar com todo gás, disponibilizamos o vídeo "Somos más" da Jornada Mundial da Juventude 2011 dentro da série prometida em preparação para a grande Jornada de 2013. Como o vídeo está em espanhol, postamos também a tradução da música cedida pela banda Jaula de Grillos, que você possa se identificar com a letra e se preparar para a JMJ do Rio. Convide seus amigos a entrarem e conhecerem nosso blog.Que Deus esteja com você!



Somos Mais
(Jaula de Grillos)

Somos mais que balas perdidas pela cidade,
Que almas em busca de nada,
Cometas voando sem gravidade.
E muito mais que histórias a ponto de naufragar,
Canções sem nada de novo para contar,
E espaços vazios de vontade.

Somente abra por um segundo a tua janela ao nosso mundo
e verás que não causaremos prejuízos
Chegou a nossa vez para fazer nosso futuro brilhar

E somos mais que balas perdidas pela cidade,
Que almas em busca de nada,
Cometas voando sem gravidade.
E muito mais, seremos histórias que triunfarão,
Canções com tantas coisas para contar,
E espaços carregados de vontade.